Últimas:

Grupos de Trabalho

GRUPO DE TRABALHO: Sistemas de Segurança Pública no Brasil
COORDENADORES: Prof. Me. José Osimar Gomes de Lima e Profª. Drª. Andrea Maria Linhares Costa

EMENTA:
O Grupo de trabalho “Sistemas de Segurança Pública no Brasil” objetiva acolher trabalhos que abordem as seguintes temáticas: História da segurança pública no Brasil, descrições e análises de experiências de modelos de gestão e políticas de segurança pública implantados no Brasil ou experiências nas esferas estaduais e locais; modelos de segurança pública e Constituição Federal, análise dos Planos Nacionais de Segurança Pública, sistemas de defesa no Brasil contemporâneo, funções e atribuições da polícia numa sociedade democrática, Polícia Comunitária, modelos e experiências de planejamento estratégico aplicado à segurança pública.



GRUPO DE TRABALHO: Direitos Humanos e Segurança Pública
COORDENADOR: Prof. Dr. Francisco Vanderlei de Lima

EMENTA:
A ideia de um GT sobre Direitos Humanos e Segurança Pública é possibilitar a estudiosos e pesquisadores do tema um momento no Simpósio para a apresentação e discussão de suas reflexões e pesquisas, de modo que possamos produzir um debate sobre as suas temáticas que, pensamos ser relevantes, na relação entre direitos humanos e segurança pública, como por exemplo: a ação policial e a questão dos direitos humanos, a preocupação com os direitos humanos e a formação dos agentes de segurança pública, programas, experiências que ampliem a noção e efetive direitos, por parte do estado, polícia.


GRUPO DE TRABALHO: Violência Urbana
COORDENADOR: Prof. Me. Elcimar Dantas Pereira

EMENTA:
Este grupo de trabalho objetiva intermediar o debate entre pesquisadores que tomem a violência urbana como objeto de estudo, através de temáticas como: A Construção Simbólica da Violência, Instituições Totais e Violência, Monopólio da Violência Legítima, Informação e Controle, Violência e Gênero, Juventude e Violência, Mídia e Violência, Crime e Criminosos. Violência e Cotidianidade, Geração de Conflitos e Relações de Poder.


GRUPO DE TRABALHO: Cidades Médias, Território e Violência
COORDENADOR: Prof. Dr. João Freire Rodrigues

EMENTA:
O objetivo principal do Grupo de trabalho é discutir a expansão da violência nas cidades médias e as relações que estas estabelecem com o território enquanto espaço de interação entre as cidades, as áreas rurais que as circundam e os contextos locais, regionais e nacionais. Como espaço de circulação de pessoas bens e serviços, o território tem ganho relevância tanto do ponto de vista empírico como no campo da reflexão das ciências sociais. Do mesmo modo, as cidades médias tem aumentado sua importância na economia e na própria trama social dos territórios, como centros de serviços e pontos de ligação com os grandes centros e com as pequenas cidades que compõem sua área de influência. Assim a economia do crime, nomeadamente o tráfico de drogas, tem se deslocado cada vez mais para as cidades de médio porte, contribuindo para alterar o quotidiano, nomeadamente, aumentando os índices de violência. Para além da mera atribuição do aumento da violência ao tráfico e consumo de entorpecentes, propomos discutir as consequências da urbanização desordenada e a precariedade dos serviços e das oportunidades nas cidades médias,  e as consequências destes fatores para o território no qual estão inseridas.

0 comentários: